terça-feira, 17 de setembro de 2019

A Luta pela emancipação política de Carnaubais

Resultado de imagem para foto de antonio lima de albuquerque
Vereador Antônio Lima de Albuquerque Limeira
Há 56 anos atrás, o distrito de Carnaubais pertencente  ao município do Assú, tinha uma representação na Câmara Municipal de três vereadores: Antônio Lima de Albuquerque (Limeira) in memoriam, residia no centro urbana da Vila de Carnaubais; Inácio Dias de Lacerda In memoriam, residia na comunidade de Timbaúba e Valdemar Campielo Maresco In memóriam, residia na comunidade do Logradouro. Ambos recém eleitos no mesmo pleito que elegeu a prefeita Maria Olímpia (Maroquinha).

O deputado Olavo Montenegro, após perder a eleição municipal em Assú, trabalhou para realizar a emancipação política de Carnaubais e contou com o apoio do governador e seu amigo, Aluízio Alves, para que no dia 18 de setembro de 1963, fosse sancionado a lei nº 2.927 emancipando de Assú, o novo município denominado de Carnaubais.

A prefeita do Assú, Maroquinha, não gostou da emancipação e  reagiu, não aceitou a criação do município de Carnaubais, distrito que consolidou sua apertada vitória se tornando eleita prefeita do Assú. Na luta para derrubar a criação do novo município, pediu a Câmara Municipal um crédito suplementar com a finalidade de contratar um escritório de advocacia em Natal para tal fim. O vereador Limeira, seu correligionário, não aceitando a proposta da prefeita votou contra e ainda rompeu com a prefeita Maria Olímpia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário