quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

RN: indústria adota cautela após 2025 em baixa

 

A indústria do Rio Grande do Norte fechou 2025 com um dos piores desempenhos do país e iniciou 2026 sob um ambiente de cautela, marcado por desaceleração econômica, baixa confiança empresarial e expectativa de crescimento modesto. A avaliação é do Observatório da Indústria Mais RN, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), a partir dos dados mais recentes da produção industrial divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), a indústria potiguar acumulou retração de 11,6% entre janeiro e dezembro de 2025, em relação ao mesmo período de 2024, resultado que colocou o estado como o segundo pior desempenho do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso do Sul (-12,9%). O contraste é ainda maior quando comparado ao ano anterior, quando o setor havia registrado crescimento de 7,4%.

Na leitura da Fiern, o resultado reflete um cenário mais amplo de perda de dinamismo da economia. “Os indicadores publicados ao final de 2025 indicam certa desaceleração econômica, nacional e regional”, aponta o Observatório da Indústria. Esse movimento também impactou o mercado de trabalho: no Rio Grande do Norte, o saldo de novos empregos formais foi 53% menor que em 2024, enquanto, na indústria — incluindo a construção civil —, a redução chegou a 52%.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário