Brasil se junta a mais de 90 países e assina condenação a Israel na ONU
O Brasil assinou, na Organização das Nações Unidas (ONU), um comunicado internacional que condena medidas recentes adotadas pelo governo de Israel e que ampliam o controle israelense sobre a Cisjordânia, território palestino ocupado desde 1967. O texto aponta preocupação com a expansão de assentamentos judaicos e com o aumento da repressão contra palestinos. O documento foi endossado por mais de 90 países e organizações internacionais e apresentado nesta terça-feira (17), em Nova York. As informações são do Metrópoles.
De acordo com a nota enviada pelo Itamaraty, os países signatários “condenam veementemente” ações destinadas a “expandir a presença ilegal de Israel na Cisjordânia”. O comunicado sustenta que tais decisões são contrárias às obrigações de Israel perante o direito internacional e devem ser revertidas.
O texto também afirma: “Sublinhamos, a esse respeito, a nossa firme oposição a qualquer forma de anexação”. Em outro trecho, destaca: “Reiteramos a nossa rejeição a todas as medidas destinadas a alterar a composição demográfica, o caráter e o status do Território Palestino Ocupado desde 1967, incluindo Jerusalém Oriental”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário