sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Porto do Mangue: Potiguares ganham destaque nacional com projeto da lagosta e vão á maior conferência sobre o Brasil fora do país

Jovens pesquisadores potiguares vão cruzar fronteiras para apresentar um projeto que nasceu do território e ganhou o mundo. Gabriel e Gabriele Melo, ao lado do professor Dalison Vitor, das comunidades Praia do Rosado (Porto do Mangue) e Porto do Carão (Pendências), no interior do Rio Grande do Norte, vão participar da Brazil Conference 2026 — considerada a maior conferência que discute o Brasil fora do país.


A 12ª edição do evento será realizada entre 27 e 29 de março de 2026, nos campi da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. Organizada por brasileiros(as) estudantes e/ou pesquisadores(as) que vivem no país, a conferência reúne lideranças, estudantes, acadêmicos(as) e profissionais em um espaço plural de diálogo, troca e construção coletiva.


O destaque potiguar vem com o Projeto Pesqueiro Sustentável da Lagosta, que tem chamado atenção nacional e internacionalmente por propor caminhos mais responsáveis e inovadores para a pesca — conectando conhecimento científico, realidade local e sustentabilidade.


Em 2025, a Brazil Conference reuniu mais de 1.200 participantes e levou ao palco nomes de grande relevância, como Cacique Raoni, Anderson Silva, Alex Behring, Helena Nader e Preto Zézé, reforçando o evento como um ambiente de escuta, diversidade e transformação de ideias.


Com o tema “O Futuro do Brasil: Transformando Desafios em Progresso”, a edição de 2026 tem como missão impulsionar lideranças do presente e do futuro, estimulando reflexões profundas e a construção de soluções concretas para um Brasil mais justo, inovador e inclusivo.


Se o Brasil vai ser pensado no exterior, o RN já chega com proposta, território e resultado. 

Transcrito do blog O Portomanguense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário