sexta-feira, 29 de março de 2024

"Falso que só o beijo de Judas"

 Judas Iscariotes primo de Jesus, foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo assim diz o evangelho. Entrou para a história como o traidor, que vendeu Jesus aos romanos por 30 moedas e combinou que o entregaria com um beijo, para os soldados romanos saber que era Jesus e o prende-lo. Daí a expressão "Falso que só o beijo de Judas". Dado a aproximação de parentesco, foi escolhido para ser o tesoureiro do grupo dos apóstolos.


Jesus foi preso no Monte das Oliveiras e entregue aos romanos na época governado por um "Forasteiro" romano, Pôncio Pilatos e Herodes Filho. Após presenciar o sofrimento de Jesus e a cruel crucificação, Judas arrependido se enforca no galho de uma figueira. 


O nome Iscariotes provavelmente surgiu da palavra latina "sicarius"  (assassino), indicando que fazia parte de um grupo radical judeu, os sicários, pois entre eles alguns eram terroristas. Judas era uma pessoa ambiciosa, segundo o evangelho, estando na casa de Lázaro que tinha sido ressuscitado. Maria ungiu os pés de Jesus com perfume de nado, puro e muito caro. Judas Iscariotes protestou e questionou, porque o perfume não seria vendido por trezentas moedas de prata para dar aos pobres? Judas não se preocupava com os pobres e era um ladrão. "Ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que era depositado nela". (João 12: 4-5 e 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário