quarta-feira, 18 de agosto de 2021

CONHEÇA COMO ERA O ABASTECIMENTO D'ÁGUA NO MUNICÍPIO DE CARNAUBAIS Iª PARTE

 Pior seca em 73 anos traz fome e faz população dividir água com animais |  Bahia | G1

Você conhece a história do abastecimento d'água pública em Carnaubais? Vamos mostrar aqui. O Poço da lavagem, a Vila de Santa Luzia, o distrito de Carnaubais e a Cidade Antiga de Carnaubais, não tiveram abastecimento d'água em suas residências. A água era adquirida por seus moradores nas bombas, cruzetas, cacimbas e no próprio rio Açu. Na gestão do ex-prefeito João Teixeira Filho (Teixeirinha), no início dos anos 70,  foi inaugurado um chafariz construído pelo DNOCS, modelo a um ainda existente no distrito do Entroncamento que não é mais usado. 


Com a passagem para a Cidade Nova em 1.976, a população que residia nos tabuleiros iam buscar água na várzea, em roladeiras, carroças, galão e etc. Na cidade Nova, na gestão do ex-prefeito Valdeci Medeiros de Moura, o Exército Brasileiro perfurou um poço ao lado de onde hoje funciona a garagem da prefeitura na Av. Francisco Jorge dos Santos. Construiu uma caixa d'água com para 30 mil litros e um chafariz onde hoje é a praça Nelson Gregório. Água salobra onde os moradores iam pegar  para alguns serviços domésticos e aguar algumas plantas. A população contínuou a buscar água para o consumo na várzea. 

 

No final dos anos 70 no governo de Lavosier Maia, a Caern passou a abastecer a cidade através de um poço construido no rio Panon na terra de Verdi Cortes. Posteriormente no mandato do prefeito Nelson Gregório a Caern construiu uma nova caixa d'água com 50 mil litros e passou a capitar a água no rio Açu, como é até os dias atuais.

 

a população que residia por toda zona rural não desfrutava de abastecimento d'água pelo poder público. Foi a partir do mandato do prefeito Giovani Silva Wanderley, que começou a utilizar um carro pipa para abastecer os moradores da zona rural do nosso município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário