O Museu Municipal Zulmira Bezerra de Siqueira, construído com tanto carinho pelo ex-prefeito Luizinho Cavalcante, foi inaugurado em 11 de setembro de 2001. Foi um local bastante visitado e elogiado por nossos conterrâneos, varzeanos, potiguares e até estrangeiros. O mesmo guarda peças domesticas, documentos, arquivo fotográficos, instrumentos de pedra lascada, móveis entre tantas outras relíquias dos nossos antepassados, mostrando à atual geração o nosso passado histórico. A obra foi um esforço da municipalidade em parceria com o Museu Câmara Cascudo da UFRN.
Junto com o Museu foi inaugurado um complexo de restauração: A praça Manoel Pessoa Montenegro e a capela de Santa Luzia. Também foi construído o calçamento da via pública onde era conservado com limpeza e dignidade. O complexo passou a se constituir por Lei Municipal, em Patrimônio Histórico Cultural de Carnaubais.
Hoje a Cidade Histórica berço da nossa civilização encontra-se abandonada. O Museu fechado e abandonado, sem que o seu acervo histórico esteja sendo cuidado, na maior agressão e desrespeito a nossa história. A bonita e bem cuidada praça foi esquecida e a igreja encontra-se até cercada por cercas de arame farpado, infringindo a lei municipal. A rua amontoada de lixo e mato, na prova visual que na atual gestão nunca foi cuidada.
Onde estão os defensores da nossa história? Os intelectuais? Alguém que possa dizer a esse prefeito que destrói o patrimônio de Carnaubais, que isso não pode acontecer. A secretaria de Cultura que não se envergonha com esse crime de destruição? Fica aqui o nosso "grito de protesto" contra essa perversidade a memória e berço da nossa história. Acredito que Carnaubais não é merecedora de tamanha irresponsabilidade pública cometida contra o seu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário