sexta-feira, 25 de julho de 2025

Senado impõe sigilo de 100 anos sobre visitas do 'Careca do INSS'

 

 O Senado Federal determinou sigilo de 100 anos sobre os registros de entrada de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", em suas dependências. A decisão, segundo Tácio Lorran, do Metrópoles, foi tomada após solicitação via Lei de Acesso à Informação (LAI), feita em 2 de julho, pedindo a lista de acessos do lobista à Casa.

Em resposta, o Senado alegou que os dados são “de caráter pessoal”, e mencionou artigos do Decreto nº 7.724/2012 e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), argumentando que, por se referirem a uma pessoa identificada, os registros devem permanecer sob sigilo por um século.

Apesar da negativa, o entendimento do Senado vai na contramão do que preconiza a Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo o órgão, a divulgação de quem acessa prédios públicos é fundamental para garantir a fiscalização de possíveis conflitos de interesse. Em nota, a CGU destacou:

Fonte 247

Nota nossa: É uma vergonha para o Senado Federal esse sigilo de quem comandou a roubalheira dos descontos indevidos dos aposentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário