quinta-feira, 18 de junho de 2020

O sistema de distribuição de água nas comunidades criada por Luizinho Cavalcante está hoje um caos

CARNAUBAIS PARA TODOS: A 8ª grande mudança ocorrida em Carnaubais ...
Caixa d'água do bairro Casinhas - Carnaubais
Ao assumir o primeiro mandato de prefeito em Carnaubais atacamos duas prioridades básicas de uma população carente: Moradia e água. Conseguimos colocar água encanada nas casas dos cidadãos desde a Bela Vista II a Vila Nova Vila e em todos assentamentos rurais da região Oeste do nosso município, para isso foi preciso construir as caixas d'águas e as redes de distribuição. Antes desse trabalho só existia caixas d'águas nas comunidades do Entroncamento e da Arenosa, todas as demais foram construídas em nosso mandato. 

No ano de 2009, criamos a SIAE uma estatal municipal especificamente para tratar do sistema da água e do esgotamento sanitário, fui conhecer o sistema no município de Serra Negra do Norte acompanhado de presidentes de associações para conhecer o funcionamento do SIAE de lá. Criamos a estatal, fizemos um projeto para a FUNASA para o saneamento do Pacheco e João Teixeira Filho aprovado na FUNASA Natal e Brasília.

O SIAE na gestão de Luizinho Cavalcante abastecia as comunidades 3 vezes por semana. Foi designado a criação de uma taxa social no valor de R$ 7,00 mês, onde pretendia-se ter uma renda fixa, realizar um empréstimo no Banco do Nordeste para construir o sistema de tratamento da água servida a população. A oposição reagiu demagogicamente e irresponsavelmente, realizou uma audiência pública movida pelo ódio. Chegamos a conclusão de suspender a taxa e já no governo de Benevides Júnior acabaram com o SIAE. Conclusão, a cada dia o abastecimento d'água ficou mais limitado e ineficiente, deixando a população sofrendo em toda as comunidades de Carnaubais. O sistema ficou velho, o município não fez nenhum investimento e a cada dia vai dá mais trabalho ao atual  gestor e aos que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário