terça-feira, 16 de junho de 2020

O fio da nossa história e a solidariedade dos nosos antepassados

Aluizio Lacerda: VALE DO AÇU - A CIDADE DE CARNAUBAIS VIVE A ... ª
A pequena cidade de Carnaubais localizada na várzea do Açu, foi destruída pela grande cheia de 1974, sua economia agrícola arrasada muitos dos seus proprietários se mudaram definitivamente para outras cidades. Mas os que ficaram encontraram força em continuarem a sua existência na terra em que nasceram. O prefeito Valdemar Campielo um líder nato, conseguiu convencer a todos para construir uma nova cidade em um local alto e seguro das cheias. Logo vieram os que optaram em ser na Arenosa, outros onde estamos hoje e outros queriam continuarem onde era.

Imagine as dificuldades para realizar tal desafio. Uma verba adquirida com a SUDENE para construir 250 casas que findaram sendo construídas 152. Com uma ONG do Canadá, foi conseguido os recursos para a construção da escola Profª Adalgiza, que tiraram um pedaço e construiram o mercado público. Mas para que isso tudo fosse construído precisava dos terrenos, ai entrou a solidariedade dos proprietários que doaram generosamente o local para a construção da cidade. Foram eles: Tomé Marques, Chico Marques, Luiz Dantas, Panta Leão, Manoel Benevides, Manoelzinho Amancio, Joana Dantas, "nossa avó",  Pedro Moura, Antonio Alexandre, Francisco Moura (Chico Amancio), Aureliano, Graciliano Neves e Francisco Carlos. Todos doaram a área que iniciava ao leste hoje Rua Getúlio Vargas, ao Oeste hoje a Rua João Teixeira, ao Norte Av. Inácio Dias de Lacerda e ao Sul com a Av. Graciliano Ferreira das Neves. 

Assim começou uma nova história, uma nova cidade, uma nova esperança de nossa existência. Somos hoje fruto desse esforço, decisão e solidariedade dos nossos antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário