terça-feira, 2 de dezembro de 2025

RN alcança 3ª maior expectativa de vida do país e lidera no Nordeste

 

A expectativa de vida no Rio Grande do Norte alcançou 77,83 anos, tornando-se a terceira mais alta do país e a maior do Nordeste. O resultado representa um aumento de 18 meses em relação ao ano anterior, segundo as Tábuas de Mortalidade 2024, do IBGE. Especialistas destacam que, apesar do avanço, o crescimento da longevidade amplia a pressão sobre a previdência e reforça a necessidade de políticas de saúde e de cuidados voltadas para uma população cada vez mais envelhecida.

Em comparação com outros estados, o RN fica atrás somente do Distrito Federal (79,75) e Santa Catarina (78,27). No Nordeste, o estado lidera, superando a média de 76,15 anos. De acordo com as projeções do IBGE, a longevidade no RN deve continuar em crescimento nos próximos anos. Damião Ernane de Souza, Chefe do Setor de Disseminação de Informações da Superintendência Estadual do IBGE no RN, destaca que “a proporção de pessoas com 15 anos ou mais será bem menor do que a de pessoas com 60 anos ou mais”, disse.

O especialista do IBGE RN explica que o estado deve atingir, em 2041, o chamado “estacionamento populacional”, quando o número de nascimentos deixa de superar o número de mortes — fenômeno que no Brasil deve ocorrer antes, em 2037.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário