Alba condena roubo de segundo navio com petróleo venezuelano por forças dos Estados Unidos
A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) condenou neste domingo o roubo e o sequestro de um segundo navio que transportava petróleo venezuelano, cometido no sábado por forças militares do governo dos Estados Unidos em águas internacionais do mar do Caribe. A informação foi divulgada pela emissora teleSUR, com base em comunicado oficial do bloco regional.
Segundo a ALBA, a ação norte-americana representa um “grave ato de pirataria” e configura violação direta à Carta das Nações Unidas, aos princípios fundamentais do direito internacional e à Convenção para a Repressão de Atos Ilícitos contra a Segurança da Navegação Marítima. O navio foi abordado em 20 de dezembro de 2025, e a tripulação teve sua liberdade retirada de forma ilegal.
No comunicado, a Aliança afirma que, além do sequestro e do roubo da embarcação, o governo dos Estados Unidos, “atuando como corsário, privou ilegítima e arbitrariamente de liberdade a tripulação”. Para o bloco, trata-se de uma agressão que extrapola o caso específico da Venezuela e atinge todo o sistema internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário