Em pronunciamento realizado nesta terça-feira (14), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) criticou a falta de ações efetivas do Governo do Estado frente à seca que castiga o Rio Grande do Norte e à paralisação das máquinas perfuratrizes de poços. O parlamentar lamentou que uma proposta sua, apresentada em junho, para a realização de um mutirão de combate à estiagem, não tenha sido acolhida pela gestão estadual.
Segundo Nelter, diante da situação crítica enfrentada pelo sertão potiguar, à época ele sugeriu que a governadora Fátima Bezerra (PT) reunisse a bancada federal do RN (senadores e deputados federais), além de órgãos estaduais e federais ligados à agricultura e aos recursos hídricos, para a formação de um grande esforço conjunto voltado à perfuração de poços e escavação de cacimbas. O objetivo seria minimizar os impactos da estiagem em regiões como o Seridó, Vale do Açu e Médio Oeste, além das demais regiões do estado afetadas pela estiagem.
“Infelizmente, o Governo do Estado não abraçou essa sugestão. Faltou sensibilidade, humildade e espírito de união para buscar soluções em conjunto com a bancada federal e com os trabalhadores do campo”, declarou o deputado.
Nelter também destacou informações divulgadas por veículos de imprensa e em redes sociais, que apontam a inatividade de máquinas perfuratrizes da Secretaria de Recursos Hídricos (SEMARH). Segundo ele, os equipamentos estariam “parados no pátio do órgão” por falta de peças e de condições financeiras para a execução de novos poços no interior potiguar.
Por fim, o parlamentar relatou que, em suas visitas frequentes ao interior, tem testemunhado “o sofrimento do homem do campo tentando salvar seu rebanho e sustentar sua família com dignidade”, reforçando a urgência de ações concretas por parte do Governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário