Um domingo como gosto: Visitando amigos em nossa Carnaubais
Está em Carnaubais mim dá vida e principalmente como faço de costume visitar os amigos. Na manhã de hoje (26 de outubro), pela manhã recebi amigos em minha residência, logo após cumpri agenda acompanhada do vereador Mário César, seguimos rumo a zona Norte. Passamos no supermercado do amigo Sidney no bairro Casinhas, ponte de encontro dos seus frequentadores de domingo, na frondosa mangueira em frente ao comércio.
Das Casinhas seguimos para o Pai João prestigiar a rifa de um porco do amigo Neto Peinha, reencontrar aquela turma de operários em sua maioria do extrativismo da palha da carnaúba, foi um prazer.
Rumando para o Norte fomos a residência do amigo João de Orlando, na comunidade do Alemão. Amigos e amigas reunidos sobre os frondosos cajueiro do seu quintal, que tanto ajuda a amenizar o forte calor que castiga a nossa região. O Sr. João de Orlando um cidadão de 85 anos, lúcido e portador de muito conhecimento histórico de uma narrativa com calma e educação. Sua voz mansa contou-me sobre a fortaleza que era a Fazenda Alemão de propriedade de Camilo Lelis Bezerra.
Após um farto e delicioso almoço, falou-me da bravura do principal vaqueiro da fazenda, Preto Ruivo, o de maior confiança do fazendeiro. Costumava trazer um rebanho de gado da fazenda Cacimba dos Vianas para o Alemão sozinho com o seu aboio, vinha na frente aboiando e o gado o acompanhava em obediência. Narrou o carro de boi conduzido pelo carreiro Manoel Luiz, que também vinha da Cacimba dos Vianas carregado de queijo, para o próprio consumo da família e aos que prestavam serviços na fazenda.
Depois conto mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário