“Congresso é careta, corrupto, defensor dos bilionários”, diz Minc
Em entrevista ao Bom Dia 247,da TV 247, o deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc não poupou críticas ao Congresso Nacional. O parlamentar afirmou que a maioria dos deputados e senadores atua de forma “careta, corrupta e defensora dos bilionários”, em vez de priorizar a sociedade e a preservação ambiental.
Minc destacou que, em Brasília, interesses econômicos têm prevalecido sobre direitos sociais e ambientais. Ele citou como exemplo a articulação para derrubar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chamado “PL da Devastação”, que abre brechas para o enfraquecimento da proteção da Mata Atlântica, de terras indígenas e quilombolas, além do sistema de licenciamento ambiental.
Segundo ele, as manobras parlamentares que miram o desmonte da legislação ambiental reproduzem o lobby de grandes grupos econômicos. Minc lembrou que, quando esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente, entre 2008 e 2010, o Brasil conseguiu reduzir o desmatamento pela metade e criar instrumentos como o Fundo Clima e o Fundo Amazônia, resultado de uma política voltada para o interesse público — o oposto do que, em sua visão, o Congresso atual promove.
Nenhum comentário:
Postar um comentário