Abastecimento d'água em Carnaubais e sua evolução: Vª Parte
Tendo concluído todo o abastecimento d'água nas comunidades rurais levando água a todas as residências, era a vez de avançar na qualidade do precioso liquido. No ano de 2010, no 2º governo de Luizinho Cavalcante, foi elaborado um estudo para a criação de uma estatal municipal. Visita de lideranças associativistas e técnicos da prefeitura foram feita ao município de Serra Negra do Norte, para conhecer o funcionamento do SIAE. Assim criou-se toda a motivação para a criação do nosso próprio sistema o SIAE.
O objetivo era a estatal municipal levantar um empréstimo junto ao Banco do Nordeste, para construir a estação de tratamento de água servida as comunidades rurais e parte urbana. O que causaria um grande avanço na qualidade da água servida, tendo resultado na qualidade da saúde e da vida dos munícipes. Foi estipulado uma taxa social de R$ 7,00 (sete) reais mensal para a existência do SIAE.
No entanto a oposição "populista" fez um alvoroço que o prefeito estava cobrando água de um produto que não prestava para o consumo humano, que era a água do rio Açu. Envolveram até o Ministério Público. Tive tanta contrariedade que desisti, o projeto foi desfeito. Á água que era servida na nossa gestão três vezes por semana, hoje na maioria das comunidades é servida duas vezes por mês. E a água continua a mesma, ou em pior condição de consumo sem nenhum tratamento.
Considero um dos grandes atrasos a nossa evolução e um dos grandes motivos para a má qualidade da saúde da população em nosso município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário