A China apresentou nesta quarta-feira (3), durante o desfile militar que celebrou os 80 anos da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Segunda Guerra Mundial, o míssil estratégico nuclear intercontinental DF-5C. A informação foi divulgada pelo Global Times, que destacou o caráter inédito da revelação.
De acordo com o especialista em tecnologia de mísseis e desarmamento nuclear professor Yang Chengjun, ouvido pelo jornal, o novo armamento possui um alcance estimado superior a 20 mil quilômetros, cobrindo todo o planeta, além de apresentar vantagens em penetração de defesa e alta precisão. “O DF-5C oferece valores estratégicos significativos, integrando tecnologias e experiências acumuladas no desenvolvimento dos modelos anteriores da série DF”, afirmou Yang.
Embora a demonstração de força tenha impressionado analistas internacionais, Yang reforçou que o desenvolvimento do DF-5C segue a linha de estratégia nuclear da China, que mantém caráter estritamente defensivo. Pequim reitera a política de nunca ser a primeira a usar armas nucleares em nenhuma circunstância, além de não ameaçar nem empregar tais armamentos contra países não nucleares ou zonas livres de armas atômicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário