segunda-feira, 14 de abril de 2025

Mãe e filha constroem 1ª casa com garrafas de vidro na vertical do mundo

Edna Dantas, 55 anos, e Maria Gabrielly Dantas, 27 anos, construíram um casa com 8 mil garrafas de vidro na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco. A construção da mãe e da filha recebeu o nome de Casa de sal e é uma reivindicação por moradia e ecologia popular. Agora, o objetivo delas é levar a experiência para lugares que buscam iniciativas parecidas.

A designer de moda Maria Gabrielly destaca que os financiamentos ambientais e climáticos, mesmo no ano que o Brasil recebe a a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém (PA), continua sendo distanciado da comunidade negra. Segundo ela, existe uma dívida histórica a ser reparada e as ações dela e da mãe, a empreendedora e agente socioambiental Edna, se somam na luta por reparação e valorização das tecnologias produzidas por mulheres negras.

A casa com garrafas de vidros começou a ser construída no dia 1º maio de 2020 e em dois anos elas concluíram os sete cômodos. "A Casa de sal, dentro da nossa pesquisa, é a primeira casa no mundo que utiliza garrafas de vidro na vertical na construção, e esse fato contribui diretamente na iluminação e no seu design. Reciclamos diversos outros materiais para construção, principalmente a madeira e móveis descartados, de fato é uma arquitetura vernacular", conta Maria Gabrielly.

Correio Braziliense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário