De Pedro a Francisco, e a unidade de fé da Igreja Católica Apostólica Romana
O cristianismo surgiu no Século I na Palestina, com figura de Jesus de Nazaré como centro de sua história. A doutrina cristã expandiu-se rapidamente, principalmente durante o Império Romano, é atualmente a maior religião do mundo. Os maiores ramos do cristianismo são a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa, e as Igrejas protestantes.
A partir do ano 380 D.C. passou a ser a Igreja Estatal do Império Romano, tornando-se comum em toda a Europa, na Idade Média ela se expandiu em todo o mundo durante a época dos descobrimentos. Hoje cerca de 33% da humanidade é católica, sendo a maior religião da humanidade.
Por volta dos ano 70 D.C. foram escrito os evangelhos atribuídos a Marcos e Matheus em língua grega, 30 anos depois, publicava-se o evangelho atribuído a João. Em 313 o Imperador Constantino instituiu a tolerância religiosa através do Édito de Milão.
Somente no Século 5 é que a instituição "papado" passa a existir com Leão 1º seguido por Gregório Magno. Apesar da Igreja Católica reconhecer Pedro como o fundador da Igreja e o seu primeiro Papa. Francisco que será sepultado hoje (26 de abril de 2025), foi o 266º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário