China acelera substituição da soja dos EUA pela brasileira, enquanto exportações agrícolas americanas desabam com tarifas
Uma reportagem do Global Times revelou que a crise no comércio agrícola entre Estados Unidos e China, intensificada pela imposição de tarifas adicionais por Washington desde janeiro de 2025, já provoca impactos profundos no setor agropecuário americano. Baseada em dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e reportagens complementares do Wall Street Journal (WSJ), a matéria mostra que as exportações americanas de produtos como soja e carne suína despencaram na primeira quinzena de abril.
Enquanto isso, a China acelera sua substituição de fornecedores. Segundo a plataforma Yuyuantantian, afiliada ao China Media Group e citada pelo Global Times, cerca de 40 navios carregados de soja brasileira devem atracar no porto de Zhoushan, na província de Zhejiang, em abril, um aumento de 48% em relação ao mesmo período de 2024. A previsão é de que o terminal Laotangshan descarregue 700 mil toneladas do grão brasileiro, alta de 32% em comparação com as 530 mil toneladas desembarcadas no ano anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário