domingo, 13 de novembro de 2022

O BRASIL ESTÁ REPRESENTADO POR UM CONGRESO CONSERVADOR E UM PRESIDENTE PROGRESSISTA

 A nação brasileira acabou de eleger um Congresso Nacional composto por deputados e senadores na sua grande maioria formado por políticos de centro-direita e vão se manterem dentro desse comportamento, já é uma pratica na política brasileira essa tendência também denominada de Centrão. Não são radicais, em sua grande maioria democratas e negociadores desde que prevaleçam os seus interesses ao ponto que mesmo aliando-se a ao presidente Bolsonaro, não lhe deram aval para regime ditatoriais tão desejado e em muitas vezes ameaçado por Bolsonaro. Para presidente uma parte maior da nação optou pela candidatura de uma frente de centro-esquerda democrática vitoriosa liderada por Lula da Silva.


Será nesse cenário que se dará o novo governo de Lula/Alckmin, que não é correto se dizer um governo do PT, pois mesmo o presidente sendo do PT o seu corpo vem de varias correntes em alguns casos até antagônicos ao PT. Vai ser assim o Brasil a partir de 2023, o certo é que nos afugentamos de um governo que lutava para implantar uma ditadura e possibilitou a voltarmos termos a esperança de um Brasil mais humano.


No Congresso Nacional a situação vai continuar acirrada, pois mesmos alguns parlamentares sendo governistas, muitos terão dificuldades em aderirem ao governo, dado a questão partidária. Mas nada que implique em uma ajuda positiva do ponto de vista social e de manutenção do liberalismo. Fora disso a situação se complicará no sentido de projetar-se mudanças mais substanciais. O governo da frente encontrará obstáculos para almejar avanços no seu projeto de governo. Por outro lado a princípio Lula tem base suficiente a não sofrer um Impeachment político. 


Em seu último pronunciamento em Brasília, após uma importante agenda com outros poderes: Judicial e o parlamento, o presidente externou as dificuldades que encontrará pela frente quando confessou, "se conseguir colocar o café,  almoço e a janta na mesa dos que necessitam, me darei por satisfeito". Dito isso não se aguentou e chorou, numa demonstração de um grande compromisso social e sensibilidade e reconhecedor das dificuldades a enfrentar.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário