terça-feira, 1 de julho de 2025
Estudante carnaubaense classifica-se em concurso de redação do Senado Federal
A estudante carnaubaense Hilanna Nogueira Lacerda, estudante da escola estadual de 2º grau Alcides Wanderley, foi classificada em 3º lugar no concurso promovido pelo Senado Federal no concurso de redação com o tema "Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente".
Um feito histórica em que 15 mil estudantes de todo o Brasil participaram, e a nossa conterrânea ser classificada. A estudante teve o acompanhamento instrucional da professora Romissinaide de Melo.
Parabenizamos por tamanha e importante conquista, que possa vir motivar aos jovens a dedicarem-se mais a leitura e ao conhecimento.
CONVITE: LIVE COM LUIZINHO CAVALCANTE HOJE (1º de julho), ÁS 19:00 HORAS
Convidamos os amigos e amigas a assistirem e participarem com suas opiniões da 22ª Live do ano de 2025, apresentada por Luizinho Cavalcante. A Live do Povo Carnaubaense, todas as terças-feiras a partir das 19:00 horas.
COMENTÀRIO DA SEMANA: Gestão municipal de Carnaubais, não manteve a tradição das festas juninas em nossa cidade.
PAUTA:
* A queda de braço entre o Congresso e o Governo é uma trave no bom desenvolvimento da economia brasileira. Está claro o objetivo da maioria dos deputados e senadores do Brasil em representar o capital.
* Um luta política para que o povo tenha um legitimo representante no Senado Federal.
* A Cidade Histórica de Carnaubais pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento turístico e oportunidades de empregos em nossa cidade.
Lhe aguardo: Participe, comente a Live no Face Book Luizinho Cavalcante, será um prazer ter a sua participação. Um abraço e até a noite.
Bolos Goumert a marca da qualidade e confiabilidade nos produtos
Bolos Goumert a marca da qualidade e confiabilidade do produto. Responsável pela fabricação, Andreia Sousa. Aceita encomenda para aniversários e casamentos, aberto diariamente em sua loja com o mais variado sabores de bolos. Funciona na Av. Abel Alberto da Fonseca - Centro de Carnaubais. Telefone 99650.1633.
Carnaubais e sua memória precisa ser preservada
O destino nos exigiu um recomeço em respostas as sofridas cheias ocorridas principalmente a de 1.974, os nossos líderes tiveram a sábia o corajosa decisão em construir um novo espaço com segurança em que passamos a morarmos em um local seguro e livre das sofridas cheias.
Porém o fato nos proporcionou a termos um local rico em história que proporcione o turismo histórico, o início foi dado em 2001, porém abandonado logo mais adiante. No entanto nunca é tarde para um recomeço. A Cidade Histórica de Carnaubais é tombada por lei municipal como Patrimônio Histórico Cultural do nosso povo.
Esses prédios é a marca de um tempo vivido por nosso povo, era a mercearia e o armazém do comerciante Anízio Pereira, na antiga cidade de Carnaubais, que precisa de ser preservada pelo poder público e não abandonada.
Uma boa conversa com Mundinho, para compreender melhor a história de Porto do Mangue
No dia de ontem (30 de junho) estive na hospitaleira cidade de Porto do Mangue, entre os amigos que visitei um deles foi Mundinho. Boa conversa tem colaborado com seu conhecimento sobre as histórias do seu povo. Mundinho foi um locutor de memoráveis campanhas políticas no antigo distrito de Porto Mangue e fez muitas campanhas política em Carnaubais.
Após uma boa conversa sobre a história, ainda tivemos oportunidade de falarmos sobre a política local, estadual e nacional. A conversa enriqueceu com a participação do seu vizinho e amigo, o ex-vereador e professor Carlos Augusto.
IBGE: percentual de jovens “nem-nem” no RN cai ao menor nível em 10 anos
O número de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham no Rio Grande do Norte voltou a cair em 2024 e atingiu o menor patamar desde 2014, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que 23,9% dos jovens potiguares estão atualmente nessa condição, índice que representou uma redução de 4,1 pontos percentuais em relação a 2014, quando o estado registrava 28%. O percentual, embora ainda superior à média nacional (18,5%), está abaixo da média do Nordeste (25,3%).
A superintendente do IBGE no Rio Grande do Norte, Fabiana Fábrega, considera a queda expressiva. Apesar do Instituto não investigar diretamente as causas da evasão escolar ou da exclusão do mercado de trabalho, é possível identificar indícios ao cruzar os dados com outras pesquisas e indicadores sociais. “A mulher é mais afetada tanto em relação ao estudo quanto ao trabalho, mas sobretudo ao mercado de trabalho. De modo geral, a gente correlaciona isso à falta de uma rede de apoio, seja para que crianças ingressem na creche, ou o cuidado da pessoa da família”, explica.
Tribuna do Norte
Assinar:
Postagens (Atom)