51 anos do triste e sofrido Golpe Militar de 1964 imposto aos brasileiros
A recém inaugurada capital do Brasil - Brasília, sede do governo brasileiro, assistiu em 31 de março do ano de 1.964 o golpe militar que destituiu o governo democrático, legítimo e popular de João Goulart (PTB). Uma junta militar liderada pelo General do Exército Humberto de Alencar Castelo Branco, assumiu o comando ditatorial da nação. Baixaram o Ato Institucional nº 1 e 2, o mais autoritário que fechou o Congresso Nacional o Supremo Tribunal Federal (STF) e possibilitou a cassação de 173 deputados federais dos 409 existentes na época, todos sem o devido processo legal. Dois do RN, Aluízio Alves e Erivam França. Oito senadores da República cassados.
Acabaram com eleição para presidente da República, governadores de Estados e prefeitos das Capitais. Nos primeiros dias do golpe foram presos mais de 20 mil brasileiros, ao longo da ditadura chegou a 50 mil prisões. Documentos comprovam mais de 10 mil mortes. Desaparecidos até hoje, exilados até o ano de 1.979, quando foi acertado um acordo de anistia.
Tenho orgulho em dizer que fiz parte dessa história, ajudar a derrubar a ditadura militar em 1985, discutir uma Nova Constituição aprovada em 1.988, que considero o maior avanço social do povo brasileiro. derrubamos a ditadura militar, Diante de tanto sofrimento ao povo brasileiro, rejeitamos todas as tentativas de golpes, e que os que planejaram o autoritarismo e a tomada do poder do povo no dia 8 de janeiro, que sejam julgados e punidos de acordo com a nossa Constituição Federal. Viva e Democracia, Viva o Povo Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário