Santa Luzia começou a ser venerada no Poço da Lavagem pela família Silva residentes a margem do Rio Timbaúba
A religiosidade cristã católica e devoção a Santa Luzia no antigo Poço da Lavagem, teve origem na devoção da família Silva, residente na barreira do rio da Timbaúba, ainda no século XIX. O patriarca José Silva, pai do ex-combatente Antônio Silva (Tunico), realizava todos os anos as novenas alusivas a Santa Luzia, reunindo devotos da Timbaúba e do Poço da Lavagem.
Com a chegada do empresário pecuarista, Abel Alberto da Fonseca, ao Poço da Lavagem, teve importante destaque na organização e desenvolvimento do povoado promovendo a economia, indústria e a religiosidade, em que liderou o movimento pela construção da capela inaugurada em 8 de dezembro de 1913 e definiu Santa Luzia como padroeira da comunidade, ao qual também mudou o nome de Poço da Lavagem para Santa Luzia. As festividades evoluíram e passou a ser uma das mais importantes da Pátria Várzeana. Passados 97 anos, em 2006, a capela de Santa Luzia passa a Matriz e em 04 de de dezembro de 2006, passou a condição de Paróquia de Carnaubais e Porto do Mangue.
Esse ano de 2024, a partir do dia 1º de dezembro será dado início a 111ª Festa de Santa Luzia de Carnaubais, sob a liderança do Padre Messias Albuquerque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário