quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Com crânio gigante, nova espécie humana é descoberta na China: o 'homo juluensis'

Cientistas encontraram restos mortais de 16 indivíduos, com cabeças maiores do que a de neandertais e dos homo sapiens, crânios largos e dentes grandes. Os fósseis resultaram na revelação de uma nova espécie humana, extinta há 200 mil anos na China, nomeada de homo juluensis. O estudo foi publicado na revista Nature, feito pelo departamento de antropologia da Universidade do Hawai'i at Manoa, em Honolulu, nos Estados Unidos, e pode ser lido na íntegra neste link.

Também foram encontrados milhares de artefatos, ferramentas de pedra e ossos de animais junto dos fósseis. Os pesquisadores apontam que a espécie humana era formada por caçadores que criavam roupas a partir de peles de animais. Os cientistas indicam que eles viviam em pequenos grupos, que desapareceram quando os humanos modernos migraram para a Europa e a Ásia, há 120 mil anos.

Os pesquisadores ficaram intrigados, principalmente, com o tamanho dos dentes, que foram comparados com os de outro grupo de humanos arcaicos, os ainda misteriosos denisovans — descobertos na Sibéria em 2008.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário