20 de novembro em memória ao líder negro, Zumbi, e da Consciência Negra
Concordamos, apoiamos e defendemos o feriado nacional de 20 de novembro dedicado a memória do grande líder negro, Zumbi dos Palmaras. Os irmãos africanos que foram aprisionados na África para manter, satisfazer a bonança e riqueza dos brancos colonizadores portugueses, que desbravaram o Brasil acumulando riquezas as custas da opressão e escravidão aos antes libertos negros africanos.
O mais progressista Quilombo registrado em nossa história, aconteceu na Serra da Barriga - Alagoas. Resistiu por mais de 100 anos e chegou a ter mais de 10 mil habitantes, foi liderado por: Ganga Zumba (tio de Zumbi), Aqualtene, considerada Rainha e avó materna de Zumbi. O quilombo passou a ser liderado por Zumbi, quando destacou-se no enfrentamento derrotando as forças militares de Pernambuco. A coroa portuguesa não satisfeita, contratou o mercenário paulista Domingo Jorge Velho, e seu exército, para eliminar o Quilombo dos Palmares no ano de 1694.
Após a tomada de Palmares e Zumbi assassinado trouxera sua cabeça para ser exposta na praça de Recife, como forma de impor medo aos negros escravos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário