sábado, 8 de julho de 2023

Um presidente eleito para administrar um país que 52% das receitas é para pagar os juros da dívida

"Ainda somos os mesmo e vivemos como os nossos pais" (Belchior). 


O Brasil é um lindo pais, no entanto fomos: colonizados, escravizados e hoje dominados por um brutal capital. Um país em que 52% de todas as suas receitas são para pagar os juros da dívida interna e externa. Com juros mais caros do mundo, definido ao prazer e do interesse do presidente do Banco Central, sendo sempre um representante dos banqueiros.


Apesar dos esforços do presidente Lula, será difícil acreditarmos que essa desigualdade irá melhorar. Não quero aqui comparar governo de Lula com o de Bolsonaro, pois não é o ponto da questão, pois o Bolsonaro foi o mais despreparado e equivocado presidente que o Brasil já teve.


O governo constituído pelo povo vive sobe as regras do Capital, vou citar um único exemplo desse poder arrasador contra o povo. Ao governo Temer - MDB, impuseram um teto de gastos. Ao governo de Lula - PT, obrigaram a aprovarem a mesma coisa, o PT foi quem encontrou um nome menos emblemático e fora da compreensão do povo, "arcabouço fiscal", a finalidade é a mesma. Onde está o interesse do capital? Em garantir o recebimento dos seus juros da dívida. Pois o teto de gastos ou arcabouço fiscal não entra no gasto com o pagamento dos juros da dívida. Somente dos 48% da receita é que controlam a: A infraestrutura, educação, saúde, segurança e etc. Esse é o Brasil verdadeiro que vivemos, um presidente eleito pelo povo, mas as regras econômicas administrativas definidas pelo interesse do capital. Essa lógica é muito boa para o capital e muito ruim para o desenvolvimento e uma menor desigualdade social em nossa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário