domingo, 23 de julho de 2023

O governador do RN, Leão Veloso fez uma excursão de reconhecimento do nosso interior em 1861 por 44 dias

Nos conta o historiador mais renomado do RN. Luiz da Câmara Cascudo e ratificado por outro grande historiador, João Felipe da Trindade, da viagem do governador do RN, Pedro Gomes Leão Veloso e auxiliares feita ao interior do nosso Estado.  O baiano nascido em Itapirúcu, formado em direito pela faculdade de São Paulo, pertencente ao Partido Conservador foi nomeado pelo Imperador do Brasil governador da nossa Província.


Cargo assumido em 13 de abril de 1861, era necessário conhecer o território do RN e assim fez. Em 16 de julho de 1861, ás 8:00 horas iniciou a maratona em uma longa cavalgada passando por: Acari, Jardim do Seridó, Caicó, Martins, Portalegre, Patu, Pau dos Ferros, Mossoró, Areia Branca, Assú e Macau. Relata João Felipe da Trindade em seu livro A Ilha de Manoel Gonçalves, que o governador Leão Veloso checou com a comitiva  na Fazenda Viana (localizada nas proximidades de Porto do Mangue) por volta das 16:00 horas, vindo da Ponta do Mel. Registrou em seu diário a melhor estádia lhe oferecida nos 44 dias de sua excursão pelo interior. Pernoitaram, passaram o dia e as primeiras horas do dia seguinte, seguiram viagem em um pequeno barco para Macau, onde o navio a vapor Jaguaribe o reconduziu a Natal.


162 anos depois integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do RN, realizarão o mesmo percurso e apresentarão a instituição o seu relatório. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário