sábado, 1 de julho de 2023

OPINIÃO: A cassação de Bolsonaro fez bem a democracia brasileira, nomes de direita surgirão com perfil democrático

 O Brasil entrou o atual milênio dividido politicamente entre o PSDB e o PT, ambos de uma linhagem pertencente a Social Democracia. O PSDB com posições de centro com ascensão a direita e o PT de centro com víeis mais a esquerda. A luta era democrática e não existia ameaças a democracia, a direita não se assumia.


Com os 13 anos de PT no governo, implantou importantes e determinadas políticas sociais, o PSDB perdeu espaço e determinados  erros do PT fizeram ressurgir um sentimento conservador amparado com muita força pelos cristãos evangélicos. Nessa conjuntura surge o Messias Bossonaro que uniu o conservadorismo e o ante PT capaz de chegar ao poder. 


O filme todos assistiram. Despreparado autoritário passou os quatro anos acenando para uma ditadura, no qual era respaldado por uma grande parte dos militares, mas a firmeza da imprensa, OAB, Congresso Nacional, STJ, não efetuaram o golpe, em que sofreu sua última tentativa em 8 de janeiro, após a posse de Lula. A sociedade sabiamente optou pela democracia, faz sua parte cabe a Lula e as forças que lhe dão sustentação trilhar no caminho da segurança democrática e realizar uma melhor distribuição de renda diminuindo a desigualdade social em nosso Brasil.


Apaziguada a situação, o TSE julgou e condenou o ex-presidente Bolsonaro a perda dos direitos políticos por 8 anos. O fato em si em nada enfraquece a direita, pois não existe espaço vago na política, espero que surja nomes mesmo com perfil conservadores que democráticos. Cabe ao presidente Lula e ao seu partido não cometerem erros, pois a sociedade continua atenta e consciente do seu papel. Pois a democracia é alimentada por pluralidade de pensamentos. O totalitarismo só tem vanguarda nas ditaduras e os resultados não são bons assim tem mostrado a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário