Professores definem obra como símbolo de ‘tolerância e diálogo’ em meio à ‘guerra cultural’. O educador Paulo Freire é reconhecido internacionalmente como um dos principais e mais influentes pensadores da história.
Em reconhecimento, um grupo de acadêmicos britânicos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalou na instituição uma escultura de bronze reproduzindo o rosto do brasileiro.
Inaugurado nesta semana, em um dos corredores da biblioteca da Faculdade de Educação, o busto de Freire é definido pelos professores locais como um símbolo de “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico. O educador é o único brasileiro a ganhar uma escultura na instituição. A obra adquirida pela universidade foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo.
No Reino Unido, a instalação da estátua foi precedida pela realização do seminário “Por que o espectro de Paulo Freire está assustando a direita brasileira?”. O tema abordou o significado político do legado do educador.
Com informações: Jornal O Globo e Revista Fórum
Nenhum comentário:
Postar um comentário