quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O MDB cumpriu um importante papel histórico na redemocratização do País, hoje sofre da falta de identidade

Resultado de imagem para foto do simbolo do mdb
Tudo tem seu tempo, o MDB foi o grande condutor no período de combate a ditadura militar, fez a resistência democrática acolhendo Comunistas, Socialistas, direita democrática e centro, o ápice desse movimento esteve forte até a redemocratização do País quando extinguiram o bipartidarismo. Seu ciclo foi útil a nação até a promulgação da Constituinte Cidadã de 1988, liderada por Wlisses Guimarães.  

Aqui no Rio Grande do Norte, abrigou o maior líder da política Potiguar, o ex-governador Aluízio Alves, que desenvolveu todo um diferencial. Usava a cor verde, o simbolo do polegar e era reconhecido como os "Bacuraus", sua força fez Aluízio, Garibaldi e Henrique, Ministros do Brasil. Henrique, chegando a presidência da Câmara e presidente da República interinamente. Garibaldi chegou a presidência do Senado Brasileiro. Uma história de vida pública prestado ao Rio Grande do Norte.

Hoje o partido já não lidera mais a política em nosso estado, passou a ser um mero coadjuvante desbotado e sem identidade, o símbolo maior dos "Bacuraus" afastado dos embates políticos. Seus maiores líderes jogaram sua história no lixo, quando traíram e conspiraram contra a presidenta Dilma Rousseff.

Em nossa Carnaubais o MDB foi respeitado, ganhando eleições e compondo maioria na Câmara Municipal, hoje não tem diretório municipal e nem representação política no executivo nem no legislativo. Sua participação no próximo pleito de 2020 ainda é uma incógnita.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário