terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Quando o poder não está nas mãos do cidadão

No próximo dia 24 de janeiro o Brasil terá um dia para ficar na história, o TRF-4 com sede em Porto Alegre, julgará o ex-presidente Lula no caso do triplex. Renomados juristas tem se pronunciado sobre a fragilidade jurídica do processo. Mas, o que está mesmo em jogo é o julgamento político do ex-presidente, ao ponto que anteciparam o seu julgamento com medo do mesmo disputar o mandato de presidente da República.

Todas as pesquisas eleitorais realizadas no ano de 2017, deram o 1º lugar ao ex-presidente  Lula, e com uma sequência de 6 meses seguidos  de crescimento  na opinião pública. Tudo isso pesará sobre a toga dos quatro ministros  que o julgará? Será que  optarão pela absorvição com 4 a 0?  Haverá divergência de votos? Ou o condenarão? E a reação da sociedade, que já compreendeu que o julgamento não é jurídico e sim político. Sendo assim, não é melhor o povo decidir democraticamente o seu futuro presidente? Ou vão querem prolongamento da crise? Com a decisão o TRF -4.

Democracia é construída com voto, participação direta da sociedade. No Brasil, infelizmente cassaram o voto popular e substituíram por decisões jurídicas, o que é incompatível com a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário