Zohran Mamdani, socialista e muçulmano, vence a eleição para a Prefeitura de Nova York
O deputado estadual Zohran Mamdani, de 34 anos, foi projetado como vencedor da contenda para a prefeitura de Nova York, informa reportagem da CNN Brasil. Com isso, ele se tornará o primeiro muçulmano a assumir o comando da maior cidade dos Estados Unidos.
De acordo com a projeção, Mamdani, membro do Partido Democrata e alinhado à corrente “socialista democrática”, enfrentou nas urnas Andrew Cuomo, de 67 anos, que concorreu como independente após ter sido derrotado nas primárias pelo próprio Mamdani. No seu plano de governo, o prefeito-eleito promete implantar o primeiro programa universal de creche da cidade, tornar o transporte público gratuito e congelar o aluguel para cerca de um milhão de moradores com contratos estabilizados — propostas centrais de sua campanha que focou em tornar mais acessível uma das cidades mais caras do país.
As eleições de terça-feira serviram como um barômetro de como os americanos estão reagindo aos tumultuosos nove meses de Trump no cargo. As disputas também serviram como um teste das diferentes estratégias de campanha democratas para 2026, destaca reportagem da Reuters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário