CADERNO DE NOTÍCIAS
EMPAREDOU
O mercado financeiro emparedou nos últimos dias o presidente Lula e todo o seu governo, de forma muito explicita está claro quem dá as ordens no Brasil.
O JOGO DE PALAVRAS
A disputa política precisa-se de argumentos, o mercado financeiro exige o controle dos gastos no governo Lula, que poderá levar o Pais a inflação, desemprego e a bancarrota. Por outro lado, o governo esquiva-se, mas sua equipe econômica tem se debruçado para equacionar e cortar custos.
DEBATE FEITO
O debate é bom e está posto na ordem do dia, ambos tem suas razões e o governo exite para cumprir o seu papel. Desde o início do governo Lula, achei um exagero 40 Ministérios, a metade já é o suficiente. Escuto alguém defender que é pouco custos. Hora salários dos Ministros e seu corpo de auxiliares; Cartão para esse povo gastar nas viagens; Diárias; e passagens aéreas? Estados Unidos e Itália, dois Países ricos, tem apenas 15 Ministros.
FALTA O DEBATE SOBRE A DÍVIDA
Está faltando nesse debate a dívida interna e externa. Mesmo os bancos credores obtendo lucros extratosféricos , obriga a pagar 50% de suas receitas ao pagamento da dívida. Isso é, os bancos são sócios da nação, recebem metade do que pagamos de impostos.
SUPERAÇÃO
Sem flexibilizar essa situação do pagamento da dívida, o Brasil não sairá do mapa da triste desigualdades social e regional. O que sobra é muito pouco ao governante de plantão a equacionar os problemas exigidos pela nação brasileira.
GULODICE
Dizia minha estima avó, Maria Cândida, "a medida do ter nunca enche". É o que tem nos oferecido o Liberalismo Democrático.
ENTENDIMENTO
Lula de um lado está emparedado pelo mercado financeiro, por outro lado emparedado pelos movimentos sociais, mas terá que tomar uma decisão, assim é o papel do gestor público. E acredito que essa semana possa sair as medidas menos extravagantes ao povo e que possa acalmar a gulodice do mercado financeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário