Fatos e Causos da Política Carnaubaense: O 1º Benevides prefeito de Carnaubais, não deixou um bom legado político administrativo
A Carnaubais recém emancipado teve o seu 3º prefeito eleito de forma inusitada, um acordo entre os deputados estaduais: Olavo Montenegro e Edgar Montenegro, na sucessão do prefeito Valdemar Campielo, fizeram um acordão e apresentaram candidatura única. Para prefeito João Teixeira Filho (Teixierinha Benevides) e o vice-prefeito Francisco Roque (Chico de Ernesto). A eleição transformou-se em um plebiscito, sim ou não. Precisou do redobrado empenho do prefeito Valdemar Campielo para o sim ter uma pequena maioria para o não.
Empossado o prefeito Teixeirinha Benevides, governou o município em um mandato de três anos. Deixou como legado o antigo grupo escolar na comunidade de Entroncamento, não registra-se outra obra relevante aos munícipes. Porém deixou uma grande frustação em não ter contribuído pela legalização do ginásio fundado pelo Missionário Freed.
No início dos anos de 1960, chegou a Carnaubais um casal de Missionários vindos dos Estados Unidos das Américas, Freed e Virgínia e instalaram a Igreja Batista Regular em nossa cidade, constituindo o primeiro templo evangélico de nossa cidade. Ao lado do templo religioso, fundaram a escola primária e o ginásio. Foi uma avanço tão grande que para o amigo eleitor compreender a conjuntura, só existia o ginasial no Vale, em Assú e Macau. Missionário Fred com muitos esforço e vontade em ver a educação evoluir, fundou a Escola Brasileira e por anos manteve o ensino primário e o ginasial, como era denominado na época. Seu Freede ia buscar todos os dias uma parte dos professores em Assú e ia deixar, quando a estrada ainda era pela várzea.
Diante de todas as dificuldades para a legalização desse complexo educacional, não contou em momento nenhum com o prefeito Teixeirinha Benevides, fazendo com que não viabilizasse a escola e não obtivesse o reconhecimento da escola pela Secretaria de educação do Estado do RN. O fato causou um grande comoção em nossa cidade, pois várias famílias chegaram a mudar-se de Carnaubais para garantir o futuro da educação dos seus filhos.
Eu na minha adolescência, cheguei a estudar o 6º ano na Escola Brasileira. Quando a escola fechou presenciei alguns amigos a mudar-se para outras cidades estudarem em e muitos outros sem condições ficamos aqui sem ter como estudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário