quarta-feira, 1 de novembro de 2023

RN tem 34 crianças aguardando por cirurgia cardíaca; Justiça Federal é acionada

 

Os serviços de assistência cardiológica de média e alta complexidade, em regime de cofinanciamento entre o Estado e o município de Natal, encontra-se suspenso, com represamento de leitos nas unidades hospitalares.

Com isso, 34 crianças com cardiopatias congênitas e que necessitam realizar procedimentos cirúrgicos com urgência para tratamento estão aguardando cirurgia no Rio Grande do Norte. A situação mobilizou os Ministérios Públicos Estadual e (MPRN) Federal (MPF), além das Defensorias Públicas do Estado (DPE) e da União (DPU), para ingressarem com uma ação civil pública na Justiça Federal, nessa terça-feira (31), com pedido de tutela de urgência para garantir o atendimento desses e outros pacientes prioritários.

Segundo dados da Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO), dos 34 meninos e meninas aguardando cirurgia, 21 deles são menores de cinco anos de idade e outros três são recém-nascidos. De acordo com a Defensoria Pública Estadual, um dos casos é de um recém-nascido esperando há mais de três semanas a transferência para fazer a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário