sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA XXXI

 

O CASAL DE MISSIONÁRIOS DESBRAVADORES DO EVANGELHO EM CARNAUBAIS

 

Era início dos anos 60 chegava na pequena Vila encravada dentro dos carnaubais da várzea do Assú, o casal de Missionários, Fred McClanahan e Virginia. Um mundo totalmente diferente para quem vinha de uma País desenvolvido como os Estados Unidos das Américas, como para quem habitava de forma quase que primitiva na comunidade Vila.

 

Bem vestidos, possuidores de dois veículos o que era uma grande novidade, seu Fred possuía uma caminhonete Chevrolet e Dona Virginia um Wolkswagen, depois seu Fred adotou uma rural como seu veículo. O casal iniciaram seus trabalhos de evangelização usando como abrigo uma tenda a modo de um circo para celebração dos cultos, um motor a gasolina puxava um gerador que proporcionava energia iluminando as escuras noites da várzea. O fato era de uma admiração tal, que os camponeses das mais diversas comunidades se deslocavam com seus familiares para ouvir a palavra do Missionário e ao mesmo tempo contemplar a beleza até então desconhecida da energia. Os cultos eram animados com o órgão tocado pela Missionária Virginia.

 

O sobrado de Abel Alberto da Fonseca, bem no centro da Vila, foi o escolhido para abrigarem o casal de missionários. Logo um belo templo foi construído para a congregação dos novos cristãos convertidos ao evangelho, dando um aposento a antiga tenda.  As aulas dominicais eram bastante frequentadas pelas crianças que o possibilitavam a fazerem belíssimos retiros na Lagoa do Bonfim, uma viagem inesquecível para as crianças e adolescentes em que muitos nunca tinham saídos da isolada comunidade. 

 

O casal desenvolveu um projeto social com distribuição de roupas e alimentos, as famílias carentes que eram quase todos na Vila dos Carnaubais e comunidades adjacentes. Lutou como um herói na constituição da "Escola Brasileira" que correspondia hoje ao ensino fundamental I e II, mas por falta de incentivo e apoio do poder público local, não adquiriu as condições exigidas pelas leis educacionais para a regularização da referida escola. Já emancipado o município, esse projeto revolucionário na educação  foi pioneiro proporcionou a Carnaubais vir a ter o ginásio em que no Vale do Açu, só tinha em Assú e em Macau. Mesmo assim essa escola proporcionou um futuro digno a muitos conterrâneos sendo vários que prosseguiram seus estudos no seminário Batista em Natal, oportunidade que concluíram o seu curso de pastor.


Reconhecendo o seu legado evangelizador, educacional e social, o ex-vereador Marcos Antônio Cavalcante Dantas, propôs e a Câmara Municipal aprovou um título de cidadão carnaubaense a seu Fred, que o mesmo tomando conhecimento veio  dos Estados Unidos exclusivamente para a solenidade da honraria, culminando em um dia histórico para o poder legislativo carnaubaense. O ex-prefeito Luizinho Cavalcante apresentou projeto de Lei dando o nome de uma das ruas do Conjunto João Teixeira Filho, de rua Missionário Fred McClanahan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário