Por José Reinaldo Carvalho, de Jornalistas pela Democracia - Com a agressão da Alemanha nazista à Polônia, há exatos 80 anos, a 1º de setembro de 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial.
Entre os anos de 1939 e 1941, a Alemanha nazista, e a Itália fascista ocuparam uma série de países da Europa ocidental e dos Bálcãs. A 22 de junho de 1941, a Alemanha de Hitler atacou a União Soviética.
A guerra envolveu direta ou indiretamente 80% do mundo, causou imensas dores, ingentes e indeléveis sacrifícios, provocou dezenas de milhões de mortes e incontáveis destruições materiais.
A Segunda Guerra Mundial começou como um confronto entre as grandes potências capitalistas. A rigor, com o final da Primeira Guerra (1914-1918), não terminara a luta pela redivisão do mundo, por mercados, zonas de domínio e influência. Nem a disposição das potências imperialistas para levá-la a efeito por meio da violência. Era a sobressaltos que se afigurava o fenômeno do desenvolvimento desigual do capitalismo no curso da nova fase monopolista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário