O dia em que Carnaubais se uniu. Era 2.009, Carnaubais tinha perdido a produção de 135 poços produtivos de petróleo e por consequências os royalties, pois num passo de mágica sem que ninguém tivesse conhecimento, de repente as comunidades de: Vila Nova, Mutambinha e parte de Arenosa, todas produtoras de petróleo tinha passo a pertencerem ao município de Assú. Foi um ano permanente de luta de Carnaubais a Natal, Brasília e Rio de Janeiro, até a vitória que aconteceu em agosto de 2010.
Entre as estrategias de lutas desenvolvidas não poderia deixar de ter a participação popular e foi o que aconteceu no na manhã do dia 7 de abril de 2.010. Os cristãos: Católicos, evangélicos e espíritas, os STR, SINDISEC, os movimentos: UJS, MST, os Partidos políticos: PSB, PR, PMDB, PP, PC do B e PT, todos os vereadores o vice-prefeito e o prefeito e o povo, realizaram um ato público na Vila Nova, entrada para a estação coletora Estreito B, fechando o transito por algumas horas na RN 016, que liga Carnauabais ao Assú.
A vitória veio, os técnicos da SEARA e do IBGE, confirmaram o território que a área disputada pertenciam ao município de Carnaubais e a partir de agosto de 2.010, Carnaubais voltou a ter direito a receber os seus royalties.
Nenhum comentário:
Postar um comentário