segunda-feira, 27 de abril de 2020

Um fato marcante em minha vida: Cozinhar pedra para transformar em cal, fez parte do caminhar do cidadão que se tornou três vezes prefeito de sua cidade

Formar, cozer, tirar a cal: testemunhos do fazer cal em Portugal
No  ano de 1982, já casado pai do primeiro filho Mário César, ganhava a vida trabalhando de pedreiro, mas o fato da minha posição política em ter formado o PT na cidade e ter sido candidato a prefeito, deixou-me isolado dos que detinham condições financeira e não me davam serviço de pedreiro. Minha esposa Mária, dava umas aulas particular em casa e fazia uns bolinhos para vender a vizinhança. 

Sem ter onde trabalhar, fui a várzea no local onde nasci e cresci, busquei inspiração para fazer algo que pudesse manter a minha família. Veio a ideia  em transformar um antigo cacimbão na propiedade do meu pai em que encontrava parte aterrado, em uma caeira de cal e assim enfrentei sozinho e Deus, fiz toda a transformação e coloquei em prática a experiência cozinhando pedra e transformando em cal. A situação era tão crítica que eu mesmo tirava a pedra, a lenha e cozinhava. 

Uma bela  manhã, meu irmão Paulo Cavalcante, já funcionário do DNOCS, morando na Base Física - Ipanguaçu, veio a Carnaubais e me procurou em minha residência, Mária falou que eu estava para cidade Velha trabalhando na fabricação de cal. Era umas 9:00 horas, quando chegou meu irmão e constatou eu subindo e descendo a caiera com um balde de pedra cozida transformando em cal. Ele olho para mim e falou:  Taí o homem que queria ser o prefeito de Carnaubais! Realmente o quadro era constrangedor e deprimente. No entanto, o trabalho honesto é sempre bom, fortalece os músculos e a mente. Aquela manhã me marcou muito em minha vida, me deu força  e Luizinho Cavalcante, o ex-pedreiro, o ex-cozinhador de pedras, se tornou por três vezes prefeito de Carnaubais, fato que ninguém até o momento conseguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário