sábado, 25 de abril de 2020

Relatos do Impaludismo em nossa região na década de 30 do século passado, nos mostra como os nossos antepassados que escaparam sofreram

Jumento com cangalha e cambitos. | Eulampio Duarte | Flickr
Vivendo a pandemia que hora ocorre no mundo é possível ver o sofrimento e as fortes cenas que pensei de nunca chegar a ver. Fico me lembrando de outras pandemias que os nossos antepassados viveram sem terem a quem se socorrerem. 

Na minha infância adolescência ouvi relatos dos nossos antepassados da pandemia popularmente chamada de impaludismo, uma doença  que atacou na Pátria Varzeana no final da década de 30 do século passado matando muitos varzeanos, atacava com forte febre e dor de cabeça, causada por protosoários transmitido pela fêmea infectada do mosquito Anopheles.  

Vi relato descritivo de famílias inteiras se tremendo com febre, não tinham apetite para comerem e muitos também não tinham o que comerem, pois viviam do trabalho braçal, ganhando diárias sem nenhum direito social. Morreram muitas pessoas, como os demais estavam fracos e doentes, os melhores de saúde, traziam os defuntos transportados em cambitos de jumentos para realizarem o sepultamento, imagino a aflição. Mas como diz a palavra de Deus. "Tudo passa" e essa coronavírus também vai passar, apesar do estrago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário