sábado, 6 de setembro de 2025

China projeta nova ordem com Iniciativa de Governança Global

 

 Nesta semana o presidente da China, Xi Jinping, lançou oficialmente a Iniciativa de Governança Global (IGG) durante a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), em Tianjin. A proposta foi recebida com atenção por líderes de peso como Vladimir Putin, da Rússia, e Narendra Modi, Kim Jong-un, da República Popular Democrática da Coreia, Narendra Modi, da Índia, além de dezenas de países do Sul Global que participam do fórum. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assinou solenemente um documento aderindo à Iniciativa.

Xi defendeu que o sistema internacional atual encontra-se marcado por desequilíbrios históricos e hegemonias que favorecem um pequeno grupo de potências. A Iniciativa de Governança Global, nesse sentido, se apresenta como alternativa concreta: defende soberania nacional, multipolaridade e desenvolvimento compartilhado, além de criar novas instituições capazes de financiar e coordenar projetos estratégicos de forma independente das estruturas dominadas pelos países imperialistas ocidentais. 

Enquanto a Iniciativa de Governança Global se ancora no multilateralismo e na cooperação pacífica, as potências ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos e seus parceiros da Otan, persistem em políticas que combinam isolacionismo, sanções e intervenção militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário