terça-feira, 5 de agosto de 2025

Viva a Democracia, viva a coragem do Ministro Alexandre de Morais em defesa do Estado Democrático de Direito

 

 O Brasil voltou a sua condição de país democrático em 15 de janeiro do ano de 1985, em que o colégio eleitoral elegeu o candidato a presidente da República Tancredo Neves, via Colégio Eleitoral. Após 21 anos de regime autoritário dominado por presidentes Generais do exército brasileiro, no qual não votava-se para presidente, governadores e prefeitos das capitais. 


Dessa data até hoje (5 de agosto de 2025),  soma-se 40 anos, registrando-se o mais longo período de democracia plena na Pátria Brasileira. Uma prova de consolidação das instituições democráticas testadas e aprovadas com suas dificuldades resolvidas a luz e respeito a nossa Constituição, assim foi: Na morte de Tancredo Neves, falecido antes da posse; o Impeachment do presidente Fernando Collor. As prisões dos ex-presidentes: Lula da Silva (PT), Michel Temer (MDB) Fernando Collor; e Bolsonaro (PL). Além do Impeachment de Dilma Roussef (PT). Tendo como o maior ganho desse momento a Constituição de 1988, chamada pelos democráticos de Cidadã.


Mas é nesse atual momento político, após sucessivas tentativas de interrupção da democracia liderada por uma ultra-direita comandada por um capitão da reserva do exército brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), aquele que como presidente da República do Brasil, bateu continência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 


No momento está em curso a luta liderada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Morais, que com coragem e grandeza, defende a Constituição contra os arroubos dos golpistas, que recebem apoio do "imperador" Donald Trump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário