União Brasil e Progressistas oficializam federação e formam maior força partidária do país
Em convenção conjunta nesta terça-feira (19), União Brasil e Progressistas (PP) oficializaram a criação de uma federação partidária, batizada de União Progressista, que se torna a maior força política do país em número de parlamentares, prefeitos e acesso a recursos do fundo partidário e eleitoral.
De acordo com o g1, o estatuto da federação foi aprovado em reuniões internas pela manhã e ratificado no evento conjunto à tarde. O próximo passo é o registro da aliança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve ocorrer nos próximos dias.
A União Progressista nasce com a maior bancada da Câmara, com 109 deputados federais, e, ainda nesta semana, deve assumir também a liderança no Senado, com 15 parlamentares, após a filiação da senadora Margareth Buzetti ao PP. O número supera as bancadas do PL e do PSD.
Além da força legislativa, a federação reunirá centenas de prefeitos e consolidará as maiores fatias de recursos públicos destinados a campanhas, o que deve dar às legendas peso determinante nas eleições municipais de 2026. São 7 governadores, 1.335 prefeitos e 12.398 vereadores, com R$ 953,8 milhões em fundo eleitoral e R$ 197,6 milhões em fundo partidário, ainda segundo o g1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário