Nagasaki alerta para risco de guerra nuclear no aniversário de 80 anos da bomba atômica
Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (9) em Nagasaki, no Japão, para marcar o 80º aniversário do bombardeio atômico que devastou a cidade em 1945. Em um discurso contundente, o prefeito Shiro Suzuki alertou que os atuais conflitos globais podem conduzir o mundo novamente ao perigo de uma guerra nuclear. As informações são da Reuters.
A tragédia ocorreu em 9 de agosto de 1945, quando os Estados Unidos lançaram a bomba de plutônio-239 apelidada de “Fat Man” sobre Nagasaki, matando instantaneamente cerca de 27 mil pessoas, de uma população estimada em 200 mil. Até o fim daquele ano, o número de mortos devido à radiação chegou a aproximadamente 70 mil. O ataque veio três dias após a destruição de Hiroshima por uma bomba de urânio-235, e precedeu a rendição do Japão em 15 de agosto, encerrando a Segunda Guerra Mundial.
Após um minuto de silêncio às 11h02 — horário exato da explosão — Suzuki pediu que líderes mundiais retomem os princípios da Carta das Nações Unidas e apresentem um caminho concreto para a eliminação das armas nucleares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário