Ex-prefeito de Carnaubais por três mandatos, o historiador Luizinho Cavalcante é pré-candidato a senador do Rio Grande do Norte pelo PSB. Com trajetória no sindicalismo, ex-coordenador do Programa do Leite nas gestões Wilma de Faria e Fátima Bezerra, ele vê a Casa Alta carente de representantes dos trabalhadores e diz que espera reacender a esperança no voto.
Luizinho Cavalcante foi eleito prefeito de Carnaubais em três oportunidades: 2000, 2008 e 2012. Historiador e escritor, foi líder estudantil e fundador do PT no Rio Grande do Norte, tendo se filiado ao PSB em 2002.
A sigla, comandada no estado pela ex-deputada Larissa Rosado, está dentro do governo Fátima e possui alinhamento com o campo progressista. O partido ainda não oficializou a decisão de estar na chapa governista em 2026, ainda que esta seja a tendência. No ano que vem, o Rio Grande do Norte vai eleger dois senadores e já tem a própria Fátima como pré-candidata pelo PT, além de Cadu Xavier como nome ao Governo.
“Existe uma definição, do 16º Congresso Nacional do PSB, de alinhamento natural no campo da esquerda, e de caminhar com a pré-candidatura de Lula. Nós continuamos a defender que o vice seja Geraldo Alckmin, e existe a possibilidade da aliança no estado do Rio Grande do Norte com as forças de centro-esquerda. Mas, até o momento, não houve um entendimento entre partidos, apesar da tendência ser essa. O PSB está a nível nacional e a nível do Rio Grande do Norte se federalizando com o Cidadania, e aí passa a ser PSB e Cidadania que vão tomar essas decisões em conjunto. Mas o caminho natural é esse. Agora, precisa o PT também acenar o que vai contribuir com o PSB nessa caminhada”, aponta Luizinho Cavalcante.
O nome de Luizinho como pré-candidato pelo PSB foi definido no Congresso Estadual do partido realizado no fim de abril. Por enquanto, ele diz que tem ocupado espaço em emissoras de rádio, blogs e redes sociais se dispondo ao debate público.
“Como são duas vagas ao Senado, sabendo-se que a governadora é uma das pré-candidatas, eu acho que o PSB tem o direito de almejar essa segunda vaga na chapa. Mas aí depende desse entendimento, desse caminhar”, diz.
Atualmente, o PSB passa por um momento de reconstrução no RN. Larissa Rosado, a presidente estadual, assumiu o comando da sigla em abril do ano passado.
“Estamos revigorando o partido no Estado, criando alguns diretórios municipais, construindo uma nominata de deputados estaduais e federais, divulgando o nome desta pré-candidatura, no qual nós estamos já pontuando nas pesquisas divulgadas que têm sido realizadas no Rio Grande do Norte”, afirma o ex-prefeito de Carnaubais.
Hoje, os senadores do estado são Zenaide Maia (PSD), Styvenson Valentim (PSDB) e Rogério Marinho (PL). Cavalcante, no entanto, discorda de que o trio seja um legítimo representante do povo.
“São representantes de grupos, de bolhas, de setores da sociedade”, define.
Para ele, é necessária outra representação.
“O povo do Rio Grande do Norte, os excluídos, do interior, das periferias, os trabalhadores, estão órfãos de uma voz, de ideias, que contemple esse povo, e reacenda uma esperança no povo do Rio Grande do Norte em dar um voto e ver o efeito do seu voto positivo. É essa esperança que eu tenho como cidadão simples do povo. Me sinto preparado para fazer esse debate e, eleito, fazer um mandato que ajude o Rio Grande do Norte a sair da situação que se encontra”, aponta.
Entrevista concedida ao jornalista Valcidney Soares, Portal SAIBA MAIS RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário