quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Articulação de Lula com China e Índia ganha destaque no Global Times

 

A articulação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma resposta coordenada dos BRICS às tarifas impostas pelos Estados Unidos ganhou destaque nesta quinta-feira (7) no Global Times. A matéria repercute entrevista concedida por Lula à Reuters, na qual ele afirmou que pretende conversar com os líderes da China e da Índia para discutir os impactos das novas tarifas norte-americanas e possíveis medidas conjuntas.

Segundo a Reuters, Lula declarou que não vê espaço para um diálogo direto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste momento. “O dia em que minha intuição disser que Trump está disposto a conversar, não hesitarei em ligar para ele. Mas hoje minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar”, afirmou o presidente, durante a entrevista concedida em sua residência oficial, em Brasília.

O chefe de Estado brasileiro classificou a decisão de Trump como parte de uma estratégia para enfraquecer o multilateralismo. “O que o presidente Trump está fazendo é tácito — ele quer desmontar o multilateralismo, onde os acordos são feitos coletivamente dentro de instituições, e substituí-lo por um unilateralismo, no qual ele negocia um a um com os países”, disse Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário