OS HERÓIS DA CIDADE HISTÓRICA DE CARNAUBAIS
O nosso município bem que devia preparar uma homenagem a altura do que merecem, os 14 cidadãos e cidadãs conterrâneos a quem a história reservou uma ato de: Grandeza; Generosidade e desprendimento próprio, para que pudéssemos continuar a nossa história e existência em solo carnaubaense. Me refiro aos 14 proprietários que concederam suas propriedades, sem nenhuma remuneração monetária para que fosse construída a nova cidade de Carnaubais em um lugar alto e seguro das cheias. Assim está assentada a nossa cidade, fruto desse espírito de resistência, esperança, humanidade e solidariedade dos nossos antepassados.
Menciono esses heróis do bom senso e da solidariedade: Francisco Carlos de Oliveira, Pedro Amâncio, Graciliano Ferreira das Neves, Terezinha Marcelino, Aureliano, Francisco Amâncio, Antônio Alexandre, Joana Dantas de Farias, Manoel Cirilo Manso, Manoel Benevides de Oliveira, Panta Leão, Luiz Dantas, Tomé Marques e Francisco Rodrigues Marques.
Após a cheia de 1974, a várzea ficou destruída, o sentimento de perda misturado a revolta fez com que muitos procurassem outros município para dar continuidade as suas vidas. Carnaubais era só desalento e incerteza. O prefeito Valdemar Campielo, cumpriu importante tarefa em manter o espírito de esperança e lutar por nossa cidade. Conseguiu junto a SUDENE a esperança de construir uma nova cidade na parte alta (tabuleiro). A primeira dificuldade foi superada, dado a generosidade dos proprietários que cederam em doação as suas propriedades para que fosse erguida a Nova Cidade de Carnaubais. Os seus descendentes precisam saberem dessa história e terem orgulho dos seus antepassados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário