VIVA A MEMÓRIA HISTÓRICA DE CARNAUBAIS: O Várzeano Abel Alberto da Fonseca foi o maior empreendedor na nossa história
Abel Alberto da Fonseca, foi um Várzeano nascido no Panon, que chegou a Carnaubais em 1910 e modificou a vida econômica, social e política do antigo Poço da Lavagem. O considero o maior empreendedor de nossa história, foi um agropecuarista visionário.
Ao chegar a nossa comunidade, achava feio o nome Poço da Lavagem e encabeçou um movimento para mudar o nome para Santa Luzia. Organizou a vida religiosa, liderando o movimento para construção da capela e as realizações das comemorações a padroeira Santa Luzia, junto aos comerciantes construíram a barraca coberta com palha de carnaúba e criaram a feira livre aos domingos. Como agropecuarista, agregou valor a sua produção quando criou a casa de farinha para beneficiar a sua plantação de mandioca, a industrialização da cera de carnaúba o transformando em cera, construiu o engenho para produzir rapadura. Mas seu maior investimento foi montar a indústria do beneficiamento do algodão, em que já saia de Carnaubais a lã separada da pluma. Comprou uma máquina movida a vapor vinda da Inglaterra e montou a usina de descaroçagem de algodão.
Na Vila conseguiu instalar um telefone e conseguiu que a municipalidade assuense contratasse a primeira professora para dar aulas as crianças na comunidade.
Em sua memória temos hoje o nome da principal avenida de nossa cidade, a Abel Alberto da Fonseca e a da maior escola municipal do nosso município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário