PARTE II: CONHEÇA A HISTÓRIA DO BAIRRO VALDEMAR CAMPIELO A PARTIR DA CENTENÁRIA CAJAZEIRA
Trazemos hoje a segunda parte do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo blog sobre a história do bairro Valdemar Campielo. Segundo Miguel Justino da Silva, aos seus 73, conheceu essa cajazeira já grande e frutificando em frente a casa vizinha a do seu pai, pertencente ao Sr. Virgolino Felipe Moura. Baseado nessa longevidade acredita a cajazeira localizada no centro da rua Orotildes Manso no referido bairro, ter mais de 100 anos de existência.
Dado a importância histórica dessa árvore, cabe a municipalidade cuidar, zelar e preservar essa cajazeira, dando garantia de sua existência.
Após a grande cheia do ano de 1.974, em que a população sofreu com a falte de abrigo no tabuleiro, assim que as águas e lagoas voltaram ao normal, o tabelião público Francisco Nery de Farias, construiu a primeira casa de alvenaria no tabuleiro, para as necessidades no período de cheias. Com a passagem da Cidade Antiga para a Cidade Nova, essa casa também serviu para abrigar o Cartório Único Judiciário. Hoje a residência pertence ao Sr. Chico de Virgílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário